quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Transgênero não é "mais uma" identidade de gênero

A hijra Laxmi Narayan, ativista transgênera hindu.
Transgênero não é mais uma identidade de gênero, como travesti, transexual, crossdresser, dragqueen, "não-binário", gender bender, gender fucker, gender queer, kathoey, hijra, etc. etc. etc. etc.
Transgênero é a condição sociopolítica de não conformidade com as normas binárias de gênero. Opõe-se a cisgênero, que significa exatamente o contrário, ou seja, a condição de conformidade com as normas binárias de gênero. Cis e Trans são abreviaturas respectivamente de cisgênero e de transgênero.

É justamente a falta de conformidade com as normas do dispositivo binário que gênero que faz da pessoa transgênera uma transgressora da ordem sociopolítica e cultural, colocando-a como uma espécie de fora-da-lei, e sujeitando-a ao estigma e a um vasto elenco de punições por parte da sociedade. <br><br>

Da mesma forma, as pessoas cisgêneras recebem recompensas e desfrutam de privilégios exatamente por viverem em conformidade com as normas binárias de gênero. A propósito, só existem duas e somente duas identidades de gênero "cisgêneras": homem e mulher ou masculino e feminino.
<br><br>

Fonte: O Corpo da Roupa - introdução aos Estudos Transgêneros, de Letícia Lanz, editora transgente (www.transgente.com.br)

Nenhum comentário: