sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A mentira pode ser construída, forjada, inventada

A mentira pode ser construída, forjada, inventada; a verdade só pode ser descoberta e revelada. A mentira depende da narrativa do mentiroso; a verdade fala por si mesma: não necessita que ninguém fale por ela, uma vez que ela está ancorada nos fatos, que ela é os fatos. Apresente os fatos e qualquer mentira sobre eles se autodesconstruirá por si mesma.

Uma mentira pode ser mantida por muito tempo graças à capacidade de engambelação e subjugação das massas através do poderio econômico-político-militar dos defensores da mentira, invariavelmente situados nas classes dominantes.

No rol das mentiras clássicas em que a humanidade acreditou – ou foi forçada a acreditar – estão:

1 – a terra como centro do universo, mentira sustentada e mantida pela poderosíssima igreja católica e que reinou soberana até Galileu.

2 – a homossexualidade como doença, chamada de homossexualismo, e duramente combatida pela sociedade, através da classe médica, como uma verdadeira peste. Essa crença permaneceu válida até a divulgação do DSM III, no ano de 1973, quando o "transexualismo" deixou de constar como perigoso transtorno mental.

3 – a inferioridade da mulher em relação ao homem, particularmente no aspecto cerebral. Até o início do século XX, a biologia acreditava e defendia que o cérebro da fêmea humana, por ser em geral menor e mais leve que o do macho, era também muito inferior ao dele. Para a ciência, a mulher era incapaz, por exemplo, de realizar operações matemáticas complexas ou gerenciar organizações públicas ou privadas.

4 – a inferioridade do negro em relação ao branco. Até hoje tem gente que acredita nessa besteira que por milênios obrigou a raça negra a trabalhar como escrava.

Ao seu tempo, todas essas mentiras foram sendo desfeitas, mas ainda existem infinitas outras mentiras circulando por aí com o status de “verdades absolutas”.

Neste exato momento, pode ser que você também esteja acreditando e defendendo um monte de mentiras. Que esteja sustentando crenças sem nenhum fundamento, sem nenhuma evidência empírica, sem nenhum dado concreto.

Dê um salto adiante no seu crescimento pessoal e estimule todas as pessoas do seu círculo a fazerem o mesmo, passando em revista seu repertório de crenças e descartando, sem piedade, todas aquelas que não passarem no teste de realidade. Se não tem fatos que comprovem a sua crença, ela simplesmente é uma mentira. A humanidade agradece penhorada.

Nenhum comentário: