terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Frustração e conselhos dos gurus midiáticos

Uma das maiores fontes de sofrimento e depressão no mundo contemporâneo são essas pérolas de conselhos existenciais que nos são oferecidos diariamente por gurus midiáticos, onde eles afirmam ser possível a toda e qualquer pessoa alcançar todos os seus objetivos, desde que mantenha o foco e trabalhe duro por eles.

Trata-se de uma deslavada mentira que só aumenta o rombo psíquico de cada indivíduo. É evidente que não adianta tentar e tentar e tentar se a sociedade não provê as condições mínimas para que a pessoa alcance as suas metas.

Por outro lado, as metas que são propostas às pessoas não leva em conta suas limitações, partindo do absurdo pressuposto que todo mundo é dotado das mesmas condições físicas e psicológicas.

Ademais, diante do modelo de desigualdade, exclusão e injustiça social que predomina nas sociedades contemporâneas é praticamente impossível que todas as pessoas consigam se tornar ricas, famosas e poderosas, que são as metas supremas colocadas para cada uma e que, se não alcançadas, transforma a pessoa numa criatura frustrada, perdedora e, portanto, indigna do aplauso e do reconhecimento dos demais.

Pergunte a um desses gurus se eles próprios percorreram o caminho de esforço e luta que propõem à sua audiência. Pergunte-lhes como eles próprios chegaram ao estrelato na mídia. Posso apostar que não foi ralando, como sugerem aos seus frustrados e infelizes candidatos a discípulos.

Nenhum comentário: