quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Teste a sua resiliência

Resiliência
substantivo feminino
1    Rubrica: física.
propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica
2    Derivação: sentido figurado.
capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças
(fonte: dicionário Houaiss)


Viver no mundo de hoje exige de nós muito preparo físico e mental. Porém, por mais que a gente se mantenha em forma para resistir o stress diário, somos obrigadas, cada vez mais, a enfrentar situações que testam não apenas a nossa resistência física e mental, mas a nossa resistência emocional – também chamada de resiliência. Embora os esforços que fazemos para manter a saúde e a forma física, é na área emocional que se concentram as nossa maiores vulnerabilidade, sendo que a primeira delas é não conhecermos suficientemente as nossas próprias emoções, em que situações elas se manifestam, como elas nos afetam e o que fazer para que elas trabalhem ao nosso favor – e não contra nós, como acontece com um grande número de pessoas. Responder “não” a qualquer um dos itens abaixo, significa que você está precisando de dar mais atenção ao conteúdo daquele item. Responder "não" a mais de cinco itens, coloca você na antessala do stress. Responder "não" a mais de dez itens, demonstra que você definitivamente não está dando conta do recado, do ponto de vista emocional, e precisa e deve olhar isso urgentemente.

01 Sou capaz de manter a calma e de tomar as providências necessárias em situações críticas ou caóticas sim não
02 Vejo todas as dificuldades como passageiras, sempre acreditando que sou capaz de superá-las

03 Convivo muito bem com situações ambíguas e/ou de elevados níveis de incerteza

04 Adapto-me rapidamente a situações de mudança, mesmo aquelas que eu não planejei nem escolhi realizar

05 Aceito bem as inovações tecnológicas e não tenho preguiça de treinar-me para lidar melhor com elas

06 Sou uma pessoa bem-humorada, capaz de ver o lado divertido das coisas, até mesmo em situações difíceis

07 Sou incapaz de guardar mágoa por muito tempo, nem de mim, nem dos outros

08 Sei esquecer e perdoo com facilidade

09 Consigo rir de mim mesmo e não me condenar pelas minhas burrices e distrações no dia a dia

10 Sou capaz de me recuperar rapidamente de frustrações e contratempos

11 Procuro repensar minhas ações, em vez de buscar culpados por elas não alcançarem os resultados que eu esperava

12 Eu me aceito do jeito que eu sou e tenho orgulho de ser eu mesmo

13 Sou incapaz de me torturar ou de buscar culpados quando as coisas não saem exatamente como eu planejei

14 Aceito e respeito as diferenças individuais, até mesmo curtindo a diversidade existente entre as pessoas

15 Quando as coisas não saem do jeito que eu planejei, dou um jeito de corrigir os rumos e seguir em frente

16 Tenho amigos com quem que eu consigo me abrir e falar abertamente dos meus problemas mais íntimos

17 Expresso a minha sexualidade de forma natural e espontânea

18 Sou capaz de buscar e obter prazer sexual

19 Expresso livremente a minha identidade, sem medo, vergonha ou culpa de ser quem eu sou

20 Sentimentos de perda, raiva ou desânimo não duram por muito tempo em minha vida

21 Consigo expressar meus sentimentos para os outros, assim como sei pedir – e receber - ajuda

22 Gosto do que faço e tenho um conceito muito bom do meu desempenho profissional 

23 Sou uma pessoa de fácil relacionamento, com ideias arejadas a respeito da vida e do mundo

24 Gosto muito de experimentar novas formas de fazer as coisas; não tenho medo de mudanças

25 Faço perguntas com muita facilidade, sem medo que os outros saibam das coisas que eu realmente não sei

26 Aceito bem o fato de que há pessoas que não me aceitam e/ou não gostam do meu jeito de ser

27 Respeito os estilos de vida das outras pessoas, por mais estranhos e diferentes que sejam do meu

28 Não tento impor o meu ponto de vista ou ganhar discussões a qualquer preço

29 Vivo e deixo viver

30 Procuro aceitar as outras pessoas como elas são e não como eu gostaria que elas fossem

31 Abstenho-me de fazer críticas e julgamentos a respeito da conduta alheia

32 Acho que cada um sabe de si

33 Defendo firmemente a ideia de que cada pessoa tem o direito de ser a pessoa que é

34 Tenho a firme convicção de que sempre saio mais fortalecido de momentos difíceis e de "maus pedaços"

35  Atuando em grupos, sou muito cooperativo sem, contudo, abrir mão da minha independência de pensamento e ação

36 Sou uma pessoa muito boa para resolver problemas que requerem criatividade, improvisação e senso prático

37 Compreendo e aceito as minhas contradições como próprias de todo ser humano: bom/mau, alegre/triste, etc.

38 Reconheço as minhas limitações físicas, intelectuais e emocionais, e me esforço para superá-las, sem stress

39 Ouço os problemas das outras pessoas com carinho e atenção mas sem a ”neura” de querer assumir o que é delas

40 Sou uma pessoa muito flexível, capaz de agir de diferentes modos em diferentes situações

41 Quando a vida me dá um limão eu sempre dou um jeito de fazer uma limonada

42 Consigo levar os problemas numa boa, sem me desesperar, reclamar da vida ou entrar em depressão

43 Embora tenha dificuldades como todo mundo, sou uma pessoa basicamente “pra cima” e “pra frente”

44 A morte não me assusta e chega até mesmo a ser um estímulo para que eu viva melhor e mais intensamente 

45 Consigo continuar acreditando nos meus sonhos, mesmo depois de um grande fracasso ou decepção


Nenhum comentário: