quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Dentro da caverna-matrix

A sociedade é construída em cima mitos e crenças. E quanto mais ignorantes as pessoas permanecem, mais sobrevivem os "mitos explicativos" que dão algum sentido para elas ao desconhecido que o mundo é. Sem esses mitos, e na ausência de qualquer outra forma de compreensão do mundo, as pessoas se desesperariam.

A ciência é uma tentativa modesta de substituição dos mitos e crenças sem nenhum fundamento por fatos relevantes da natureza, devidamente medidos e catalogados, que passam a fazer parte do conhecimento humano. Mas o conhecimento é complexo, cada vez mais complexo. Exige estudo, preparo de longos anos, discernimento.

Permanecer no domínio dos mitos e crenças é muito mais fácil e rápido. Para que buscar uma complexa resposta com base científica se uma mera citação de um livro religioso considerado sagrado pelos crentes é capaz de "explicar" tudo que está acontecendo à nossa volta? Para que tentar entender as complexas forças físicas e metafísicas que atuam na ocorrência dos fenômenos se podemos simplificar tudo à luta maniqueísta entre um deus bondoso e um demônio safado que quer lhe usurpar o poder?

Explicações míticas são muito mais simples (e falsas) do que a análise detalhada dos fatos, o que pode demandar muito tempo de estudo e pesquisa.

Além do mais, o "poder vigente" não vai se interessar em instruir e politizar ninguém, pois isso só serviria para ele ser exaustivamente checado por pessoas bem instruídas e bem informadas. A ideia é manter as pessoas dentro da caverna do Platão. E o triste da história é que as pessoas, na sua maioria, adoram ficar cômoda e preguiçosamente instaladas dentro da caverna-matrix.

Nenhum comentário: