sexta-feira, 29 de maio de 2020

Mudar é preciso

Será assim tão difícil
investir num futuro diferente
do passado e do presente?
(Letícia Lanz)


Aos cinquenta anos, para não morrer, eu tive que me refazer. Ao fim de sete dias internada, eu não saí apenas da UTI, onde eu tinha ido parar infartada, mas da desconfortável e opressora categoria de gênero – a masculina – em que eu tinha sido forçada a me enquadrar e a me adaptar, embora sem nenhuma afinidade, pelo simples fato de ter nascido macho, ou seja, com um pênis. A simples transição de gênero tirou de mim toda a minha vida profissional, a minha fonte de renda, desenvolvida por longos trinta anos de trabalho duro. Tive que me refazer, não apenas pessoalmente, mas também profissionalmente. 

Dá pra ver que é uma mudança pra lá de grande, em que eu tive que demolir e reconstruir praticamente todas as minhas relações comigo mesma, com as outras pessoas e com o próprio processo civilizatório. Mas todos os enfrentamentos que tive foram mais do que compensadores. Com os pedaços que sobraram de mim depois do enfarto, e com os outros tantos pedaços que fui descobrindo e acrescentando, pacientemente, fiz de mim a pessoa mais inteira que eu já conheci em toda a minha vida. 

Vale a pena mudar. Vale a pena ao menos TENTAR MUDAR. É impossível uma mudança não dar em nada, por mais catastrófica que tenha sido. O mundo surgido depois da revolução tecnológica, que mudou todo o panorama do mundo à nossa volta, exige que a gente mude, e mude muito, e mude muito rapidamente, tanto no plano individual quanto, muito especialmente, no plano coletivo. Mas as mudanças no plano coletivo só acontecem a partir da mudança no plano individual. Não adianta nada querer ingressar no futuro com os pés, as mãos e a cabeça fortemente atados ao passado. É como acelerar um carro com o freio puxado. As mudanças coletivas dependem fundamentalmente das mudanças no plano individual. Como dizia Guimarães Rosa no Grande Sertão: Veredas, “o capinar é sozinho; a colheita é coletiva.

É por isso que eu fico bestificada ao ver as pessoas apostando em cavalos mortos, que já perderam todos os páreos, para a próxima corrida presidencial. Nenhuma das lideranças que se apresentam estão em condições de dizer “eu conheço as mudanças necessárias para ingressarmos no futuro”. São todas comprometidas com ideologias rôtas, esgarçadas, completamente descontextualizadas do mundo em que vivemos. 

Mas a persistência dessas múmias históricas no horizonte político de toda uma nação só traduz a enorme dificuldade das pessoas mudarem sua conduta individual. Talvez fosse necessário que cada uma fosse parar numa UTI a fim de repensarem suas vidas e, quem sabe, com coragem e determinação, promoverem as mudanças necessárias. Enquanto isso não acontece, vão apostando suas fichas em gente que, tal como elas, continuo resistindo o mais que podem em mudar.

Nenhum comentário: