segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Quais são realmente as suas expectativas a respeito de você mesma?

Uma das coisas mais difíceis de aceitar é que você jamais vai conseguir atender a todas as expectativas das outras pessoas ao seu respeito. É claro que todo mundo me contesta na hora dizendo: “mas eu não estou a fim de atender às expectativas de ninguém! Eu só quero atender às MINHAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS!”.

Pois sim. Ninguém percebe que as expectativas DOS OUTROS já estão tão profundamente arraigadas dentro de cada indivíduo que agora parecem ser da própria pessoa. O que chamamos de “educação” não passa de um longo processo de embutir as expectativas dos outros, ou seja, da própria sociedade, dentro de cada “educando”, de tal forma que, ao final, ele imagine serem suas, surgidas de dentro dele mesmo, as expectativas que tem ao seu respeito e que vieram de fora.

Taí outra tarefa difícil pacas, que é identificar e distinguir, dentro de você mesma, QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS QUE SÃO REALMENTE SUAS e QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS QUE LHE FORAM SUTILMENTE IMPOSTAS PELA SOCIEDADE E PELA ÉPOCA EM QUE VOCÊ VIVE.

Não é nada gostoso descobrir, depois de uma exaustiva empreitada tentando alcançar algum objetivo que você reputava como sendo SEU, que ele não passava de um objetivo que lhe foi cuidadosamente “implantado” pelo seu pai, sua mãe, sua antiga professora, seus parentes, vizinhos, amigos e até inimigos. Que era a ELES que você estava tentando atender, não a você mesma, como acreditava até então. É uma decepção muuuito grande descobrir que você estava a serviço dos objetivos dos outros, acreditando que eles eram seus.

Descubra antes o que VOCÊ realmente quer da sua vida, quais são as SUAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS A RESPEITO DE VOCÊ MESMA. E considere-se uma pessoa de sorte que se conseguir descobrir, no emaranhado de expectativas que cada pessoa carrega como um pesado fardo, QUAIS SÃO REALMENTE SUAS e pelas quais vale a pena você lutar.

Nenhum comentário: