terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Fundamentalistas religiosos odeiam arte e ciência

A futura primeira dama determinou que sejam removidos do Palácio da Alvorada, onde ela deve morar pelos próximos anos, quadros, que ela considerou vinculados a cultos satânicos, como a pintura retratando Orixás do candomblé, da grande pintora brasileira Djanira, além de diversas outras obras da chamada “arte sacra”, que ela deve considerar “profanas” dentro da sua estreita visão de mundo como crente fundamentalista.

A residência oficial do primeiro mandatário do país, em qualquer país, procura apresentar elementos do acervo cultural da nação. E nada em nosso país é tão forte quanto a arte sacra, fruto da nossa formação histórica, assim como a arte inspirada em elementos culturais de origem africana, tão presente na vivência diária do povo brasileiro.

A açodada remoção dessas obras de arte, baseada em crendices religiosas chinfrins, é apenas uma pequena demonstração de que os novos governantes desejam fazer o país ingressar num tempo de trevas culturais e retrocesso sociopolítico.

Não é de hoje que o fundamentalismo religioso tem verdadeira aversão à arte, à ciência, à filosofia, enfim a todas as formas de expressão da criatividade, da engenhosidade e do progresso humano.

Nada para se espantar. O fundamentalismo religioso surge exatamente para proteger a hegemonia do passado sobre o presente, garantindo a continuidade do poder instituído sobre eventuais novos "poderes emergentes".

Felizmente, do ponto de vista histórico, o fundamentalismo religioso acabou se destruindo a si próprio, envolvido em escândalos morais cometidos pelos próprios crentes que tanto os combatiam. E junto com ele, naturalmente, foi pras cucuias as classes dominantes que nele se apoiavam para manter o seu poder.

Esperemos que a história seja breve em repetir-se entre nós, para a alegria e a saúde do nosso progresso, hoje tão ameaçado por mordaças fundamentalistas como essa bruta e ignorante devassa promovida no nosso acervo artístico-cultural. (Letícia Lanz)

PS – no lugar do quadro da Djanira, a futura primeira dama talvez esteja pensando em colocar uma foto gigantesca do skyline de Manhatan, bem a gosto de crentes fundamentalistas deslumbrados. Os santos barrocos devem ser substituídos por bibelôs de bichinhos, passarinhos e personagens da Disney, comprados em Orlando...

Nenhum comentário: