sexta-feira, 12 de abril de 2019

Instituições Agonizantes

Apontem-me uma única instituição humana que não esteja detonada, em frangalhos, completamente fragmentada na sua essência e função dentro da sociedade. Família, governo, partido político, justiça, escola, forças armadas. Instituições construídas a partir das ruínas dos séculos XVIII, XIX e XX, que a aceleradíssima revolução tecnológica da segunda metade do século XX condenou a uma obsolescência igualmente acelerada e terrivelmente destrutiva e autodestrutiva. Não é a toa que uma das instituições cada vez mais requisitadas no mundo contemporâneo é o Corpo de Bombeiros...

Enquanto neófitos e prosélitos do passado, completamente despreparados para lidar com um presente cada vez mais novo e diferenciado do que existiu até agora, insistem em explorar antigas fissuras e contradições como direita-esquerda, céu-inferno, democracia-ditadura, cristianismo-islamismo-judaísmo, homem-mulher, etc. etc. etc., as grandes corporações do Vale do Silício vão se afirmando como as grandes instituições do futuro.

Graças à "inteligência artificial", verdadeira vilã do nosso tempo, 15.000.000 de desempregados não terão mais emprego e outros tanto milhões deixarão de ter emprego em ritmo cada vez mais veloz. As irmãs Wachovsky se anteciparam ao resultado dessa nova dominação no seu antológico e profético Matrix.

Nenhum comentário: