Quem se conhece a si mesma – não de modo superficial,
mas profundamente – sabe que não é só anjos. Que tem muitos demônios
dentro de si, mostrando as unhas afiadas o tempo todo, disputando espaço
com os anjos, cada vez mais impotentes e desabilitados.
A batalha interna entre nossos anjos e demônios é regulada por uma hipócrita moral vigente que explicitamente recomenda não darmos asas aos demônios, mas ouvir e prestigiar os anjos acima de tudo, mesmo quando a vontade é voar no pescoço dos nossos desafetos. Que nos recomenda fazer cara de anjo o tempo inteiro, para os outros acharem que a gente é anja mesmo, jamais dando pinta que estamos torcendo pelo time dos demônios.
Desnecessário dizer que quase não restam mais anjos na sociedade de mercado, onde a regra, implícita, é claro, é todo mundo ser capaz de derrotar todo mundo e tornar-se campeão de que porra for. Anjos simplesmente não conseguem nem respirar dentro da camisa de força neoliberal individualista e egoísta em que a sociedade nos enfiou a todas.
Não adianta fazer cara de anja piedosa, porque todo mundo sabe a demônia que você é, que todo mundo é. Assim, pelamordesantaRogéria, pare de fazer cara de anjo, dando corda aos seus demônios. Endemonize-se à vontade, seja terrivelmente competitiva, mostre seus chifres com desinibição e coragem, para que todo mundo veja suas grandes qualidades demoníacas e suas verdadeiras intenções.
Só não faça essa pose de irmã de caridade, pura, desprendida e abnegada, lutando para defender os interesses dos outros. Mais do que suas demonialidades, esse comportamento fingido e dissimulado vai lhe render inferno na cabeça. Deus tá vendo tudo, viu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário