Paradoxalmente, em vez de tranquilizar e tornar alguém mais seguro de si, saber que a única certeza que se tem é que vamos morrer um dia, não só apavora como aumenta enormemente o grau de insegurança da maioria das pessoas.
Insegurança é aquela incômoda sensação de que tudo pode dar errado. De que, de uma hora para outra, sem nenhum aviso ou explicação, o céu pode desabar sobre sua cabeças, tudo afundar à sua volta e você ir junto. Insegurança é aquela sensação de que você não suficientemente boa em nada o suficiente: não é bonita, nem inteligente, nem competente, nem atraente, nem tem bom papo, etc. etc.
Em grau maior ou menor, durante o tempo todo ou em momentos específicos, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que todo mundo sofre de insegurança, inclusive e principalmente as pessoas que tentam se vender publicamente como altamente seguras de si (e que geralmente são as primeiras a entrar em pânico em qualquer situação).
Tentando se livrar da angústia existencial causada pela insegurança, as pessoas praticam todas as formas possíveis e imagináveis de CONTROLE sobre si próprias e sobre o mundo à sua volta, na ilusão que, se conseguirem SE CONTROLAR e CONTROLAR O UNIVERSO À SUA VOLTA estarão a salvo de se sentirem inseguras. Para isso, são capazes de incríveis malabarismos mentais e existenciais. Entregam-se a toda sorte de crenças e práticas religiosas ou trabalham desesperadamente para acumularem riquezas com as quais conseguirão se sentir plenamente seguras nesse mundo.
Um tipo de insegurança, conhecido como insegurança social, também pode fazer com que as pessoas se sintam inseguras em seus relacionamentos com os outros. A insegurança social pode se autoperpetuar, pois indivíduos com esse tipo de insegurança podem agir sobre seus sentimentos de rejeição , fazendo com que outros os rejeitem por sua vez.
O segredo, muito bem guardado, que eu quero lhe passar é que é impossível se livrar da insegurança enquanto você estiver viva, já que a principal característica da vida é a sua total insegurança, uma vez que a vida é instável, insólita e impermanente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário