segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Ansiedade se resolve com desapego aos resultados

Ansiedade se resolve com desapego aos resultados. A ansiedade surge quando você fica muito focada, muito desejosa, muito apegada, em alcançar alguma coisa, o que faz com que sua mente crie laços emocionais muito fortes com o resultado, com a materialização do seu desejo. Tudo que você quer é que aquela coisa se realize ou, paradoxalmente, que ela não se realize. A ansiedade faz com que você deixe de viver aqui e agora para viver “lá” e “então”. É como se você vivesse permanentemente com vontade de que amanhã fosse hoje.  

A ansiedade surge muito em função do julgamento antecipado que faço de mim mesma em função do resultado esperado. É como se eu achasse que a única maneira de continuar vivendo é se eu alcançar o resultado desejado. Que, se eu não alcançar, minha vida se tornará impossível de ser vivida – e até o sol é capaz de se apagar em função do meu fracasso. 

Completamente falso e absurdo: nem o sol se apagará em função do seu insucesso nem sua vida há de se tornar insuportável de ser vivida. Tudo ficará exatamente igual a como está hoje, independentemente do seu triunfo ou fracasso. De tal forma que a ansiedade não serve para absolutamente nada além de drenar suas energias e diminuir suas forças para continuar fazendo o que é necessário para alcançar seus objetivos. De onde se conclui que não há maior inimiga do atingimento de resultados do que a ansiedade em querer alcança-los.  

Para livrar-se da ansiedade, é necessário desapegar-se do desejo, livrar-se do apego à materialização do desejo. Se se realizar o que você espera alcançar, tudo bem. Se não se realizar, tudo bem também. Implica em concentrar-se no que você pode fazer agora – no máximo nos próximos 15 minutos – para atingir os seus resultados, em vez de angustiar-se por coisas muito distantes no espaço e no tempo.  

Pense você mesma que: - Se você fizer uma boa apresentação, e todo mundo gostar, tudo bem. Se a apresentação não for tão boa assim, tudo bem também. O importante é você se preparar para fazer a sua apresentação da melhor forma que puder e souber. - Se você conseguir o emprego, tudo bem. Se não conseguir, tudo bem também. E sempre poderá continuar procurando outro, mesmo que isso não seja exatamente o que mais desejaria. - Se você tirar uma boa nota na prova, tudo bem. Se não, terá que estudar um pouco mais para os próximos exames. 

A ideia central aqui é não criar antecipadamente compromisso com os resultados, que é o que produz a sua ansiedade. Deixe que os resultados aconteçam, independentemente do que você fizer. E isso significar viver aqui e agora, limitando-se a fazer bem feito as coisas que você pode e deve fazer nesse momento.

Nenhum comentário: