sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

A imagem de mim mesma

Para saber quem eu sou e como eu estou em qualquer momento e lugar da minha vida, é preciso que eu tenha uma imagem de mim mesma com a qual eu possa me comparar. 
 
Naturalmente, a precisão dessa imagem vai depender do espelho em que eu estiver me vendo. Há muitos espelhos que em vez de fornecerem uma imagem fiel e realista de quem eu sou, conseguem me deformar completamente, me passando uma imagem distorcida de quem eu sou. 

A má notícia é que a maioria dos espelhos fornecidos pela sociedade são capazes de me desfigurar inteiramente diante de mim mesma. 

Posso me ver gorda, sendo magra; me ver burra, sendo inteligente; me ver fracassada, ainda que tenha alcançado importantes vitórias em minha vida. 

Da mesma forma, posso me ver como alguém que não erra nunca, mesmo fazendo besteira em cima de besteira; alguém que sabe tudo, mesmo sendo uma completa imbecil; pessoa muito aberta, acolhedora e respeitosa, sendo um poço de arrogância, preconceito e discriminação. 

Em que espelhos você tem se olhado ao longo da sua vida? E o que é que você tem visto? Só lhe digo uma coisa: se você se sentir eufórica demais ou depressiva demais com a imagem que estiver vendo, é mais do que certo que esteja se olhando num espelho errado. 

Aliás, o único espelho que pode lhe mostrar a sua imagem exata é o espelho da sua própria consciência. Mas é preciso muita autonomia, coragem e determinação para se olhar nesse espelho, em vez de se empolgar ou se decepcionar com a imagem que vê cada vez que olha nos espelhos do mundo.

Nenhum comentário: