quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Auto-invisibilizacão

É muito raro alguém desejar ser invisível por iniciativa própria. Somos, por natureza, uma espécie gregária, ou seja, que tem uma necessidade atávica de viver em famílias, tribos, clãs e sociedades. 

Pertencer, interagir e participar de grupos é uma das características mais fortes da nossa espécie. O mais provável é que uma pessoa que diz desejar viver escondida, esquecida e invisibilizada tenha tomado essa decisão depois de muita humilhação, abandono e esquecimento dos demais, configurando um quadro de grande privação e decepção nas suas expectativas de relacionamento com os demais. 

A auto-invisibilizacão funciona, nesse caso, como uma vingança às avessas em que a pessoa ressignifica a ausência contínua do olhar do outro como uma decisão pessoal de se distanciar e se esquivar de qualquer forma de contato com o outro. 

Apesar de não deixar de ser uma eficiente defesa psíquica, o auto-isolamento e auto-invilizacão não supre, de maneira nenhuma, a necessidade que todas nós temos de sermos vistas, reconhecidas e amadas pelas outras pessoas. A negação disso, então, é só uma tentativa de fazer doer menos o que já está doendo muito intensamente.

Nenhum comentário: