terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Ninguém pode me colocar pra baixo a menos que eu permita

Ninguém pode me colocar pra baixo a menos que eu permita. Mas o que fazer se ninguém nos ensinou o que fazer e como agir para não permitir isso? Se, muito pelo contrário, desde pequenas, fomos ensinadas a deixar que os outros ditassem os nossos próprios rumos, o nosso próprio modo de ser? 
 
Quer você queira ou não, o "outro", qualquer que seja esse outro, está desde sempre autorizado, por nós mesmas, a fazer grandes estragos em nossas vidas.  
 
Quer você queira ou não, qualquer comentário, crítica ou insinuação do outro ao nosso respeito é capaz de nos afetar profundamente ou, no mínimo, muito mais do que o nosso ego estaria disposto a admitir.  
 
De tal forma que impedir que o outro me ponha para baixo não é tarefa fácil.  
 
Lida, assim, à primeira vista, a mensagem "ninguém pode me colocar pra baixo a menos que eu permita" parece algo simples e até óbvio: um excelente lembrete de bem viver.   
 
Mas tente colocá-la em prática e verá que se trata de um comportamento muitíssimo mais difícil do que pode parecer.  
 
A maioria é afetada, sim, pelos comentários dos outros, mesmo quando terminantemente nega ser. Apenas uns poucos conseguem escapar psiquicamente ilesos dos pareceres emitidos pelo outro ao seu respeito.  
 
Uma mensagem menos arrogante e mais humilde e realista seria, portanto, "aprenda a não permitir que o outro coloque você para baixo". E bota aprendizagem nisso, viu.

Nenhum comentário: