sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

O que pretende alguém que fala mal de nós pelas costas?

O que pretende alguém que, sem nos conhecer, sem saber nada de nós, resolve falar mal de nós pelas costas, gratuitamente, criando e espalhando fake news ao nosso respeito? 

1 – Mostrar-se melhor, mais preparada, mais bonita e etc. e tal do que a gente. Para isso, na cabeça dela, não existe melhor expediente do que nos diminuir o máximo que ela puder, como forma de sensibilizar e conquistar públicos que eventualmente possam ter ou possam vir a nutrir algum carinho e respeito por nós. 

2 – Fazer com que todos concluam que você está errada e que as opiniões e pontos-de-vista dela, por mais destrambelhados que sejam – e geralmente são – estão muito adiante e são muito mais confiáveis do que os seus. 

3 – Arvorar-se como indiscutível autoridade moral e/ou intelectual em relação às coisas que você pensa, sente e faz, estando, portanto, apta a julgá-la e condena-la sumariamente, sem nenhum direito de defesa. 

4 – Atrair, para si, os olhares, a aprovação e o reconhecimento que estejam sendo dados a você. Ou seja, conquistar o seu público e aumentar o auditório dela, através do esvaziamento do seu. 

5 – Insinuar que só pessoas burras e medíocres não têm a compreensão que ela têm a respeito de você. Ou seja, só pessoas muito limitadas não são capazes de perceber que você é um embuste, que ela, zelosamente, está denunciando em nome do “interesse de todos”... 

Na realidade, quando alguém fala mal de “A”, sem nenhuma crítica honesta ou fundamento, está, na realidade, falando mal de si própria. Demonstrando o quanto ela é superficial e rancorosa, além de invejosa, querendo aumentar o brilho da sua lamparina diminuindo o brilho da lanterna alheia. 

Infelizmente, pessoas fofoqueiras e maledicentes conseguem manter domínio sobre as pessoas a partir do seu autoritarismo e arrogância, capaz de inspirar muito medo nas pessoas mais desavisadas – a maioria. Daí serem poucos os que são capazes de denunciar, contestar e combater a estratégia porca e mesquinha dessa gente, sem temerem, eles próprios, tornarem-se objeto desses fofoqueiros maledicentes. 

Para pessoas minimamente preparadas, atentas e possuidoras de percepção e senso crítico, o que uma desgraça dessas consegue é apenas expor-se ao ridículo, demonstrando o seu grau elevado ciúme e despeito pela pessoa mal-falada, embora esse fosse o ponto que mais desejasse manter oculto, bem longe dos olhos das pessoas que quer conquistar com sua lenga-lenga mentirosa e sem fundamento.

Nenhum comentário: