segunda-feira, 20 de março de 2023

Idealizar pessoas



Idealizar uma pessoa é invariavelmente sinônimo de se decepcionar com ela. Ninguém é tão virtuoso e isento de defeitos quanto, para a nossa própria satisfação e bem-estar, a gente gostaria que fosse. Todo mundo é de carne e osso – e bota osso “duro-de-roer” nisso.

Quando alguém me diz: “você me decepcionou”, na realidade está dizendo “eu me decepcionei com você”. Ou seja, “eu idealizei você como uma ‘pessoa ideal’, capaz de preencher plenamente o 'modelo de você' que eu criei para mim”.

O difícil é o idealizador entender que o problema é a idealização que ele fez da pessoa - e não a pessoa. Em conclusão: você me idealiza e a FDP sou eu, né? PS – ser tentada a idealizar alguém, é sempre um convite poderoso a parar de idealizar a pessoa que você é.

Nenhum comentário: